Depois dos noivos, o buquê da noiva é um dos principais elementos do casamento, pois trata-se de um item tradicional e super importante para a cerimônia.

Acredita-se que tudo começou na Grécia antiga. Na época, os buquês eram feitos de ervas e grãos como garantia de que o casal teria uma união frutífera. Já na Idade Média, a noiva caminhava até a igreja, coletando flores e ervas que os convidados entregavam para chegar no altar com um buquê pronto em suas mãos.

Alguns costumes foram mudando com o tempo, e as noivas passaram a ter muita mais liberdade para escolher os detalhes do seu casamento. Mudaram-se os formatos, adicionaram folhagens, e além disso trocaram as cores clássicas como o branco e o vermelho, por misturas de cores e texturas.

Cada buquê é único e carrega consigo uma simbologia muito forte que diz muito sobre as características e gostos das noivinhas. Todos possuem um significado diferente.

Mas antes de mais nada, qual o significado do buquê de noiva?

Hoje, os buquês têm muitos significados e acredita-se que expressam principalmente “vida” e “fertilidade”, mas, por sua vez, as flores possuem sentidos diferentes umas das outras. Isso ocorre porque cada cor também possui o seu significado. Por essa razão, é algo que muda de noiva para noiva, pois carrega seus desejos para o casamento e para a vida a dois.

Como escolher o buquê de noiva?

O primeiro passo é fazer pesquisas para saber sobre os significados de cada flor e de cada cor. Essa pesquisa nada mais é do que buscar inspirações. Vendo os modelos disponíveis, você com certeza irá fazer a melhor escolha.

E vale lembrar que existem buquês de flores naturais e artificiais. Porém, os naturais são mais indicados por serem vibrantes e chamativos.

E atenção! Tome muito cuidado com a estação do seu casamento. Algumas flores são raras em determinadas épocas do ano. Além do valor ficar muito mais alto, pode ser que elas não estejam no estado perfeito para você usar. Pesquise bastante!

Dicas essenciais para escolher o buquê.

● O buquê não faz parte da decoração. Não se preocupe em combinar as cores das flores, tenha sempre algo de acordo com o seu visual e esqueça o resto da paleta de cores da festa.
● Cuidado com o tamanho. É preciso levar em consideração a altura da noiva, isso quer dizer que: noivas baixas devem usar buquês pequenos, enquanto as altas devem apostar nos maiores.
● Mix de flores proporcionam um buquê mais chamativo e charmoso, então não tenha medo de ousar na composição.

Por fim, quanto custa um buquê?

Isso vai variar de acordo com o tamanho e tipos de flores usadas na composição. Além
das cores e formato.

O importante é escolher aquele buquê que mais represente você!

Seja ele redondo, cascata, assimétrico e entre as mais diversas opções de composição, o importante é você estar feliz, realizada e aproveitar muito esse momento mega especial na sua vida!

Seja feliz com a sua escolha!