(Reprodução: Santa Prata)

(Reprodução: Santa Prata)

Com a chegada do verão amazônico, muitas pessoas sofrem com o calor em Manaus. Convenhamos que não é só no verão amazônico, né? Ô cidade quente da peste. Parece que Deus só descobriu o ventinho fresco depois de ter criado Manaus.

Brincadeiras à parte, para muitos, escolher uma roupa fica mais difícil nesse período, principalmente nas ocasiões mais formais

A blogueira de moda Carol Pedrosa, do blog “Se Joga”, que não é o programa apresentado pela Fernanda Gentil, contou algumas dicas para driblar o verão – mais que o Ronaldinho “dibra” seus adversários – e continuar com estilo.

Segundo a fashionista, a dica básica é apostar nos tecidos fresquinhos. “O ideal é usar tecidos leves como algodão, seda e cetim para as mulheres, e algodão, poliamida e elastano para os homens”, sugeriu.

Para deixar o visual atualizado, a dica de Carol é mesclar cores fortes com tons pastel. 

Cores quentes são sempre a cara do verão, como magenta, laranja/tangerina, verde, azul e amarelo. O ideal é combinar essas cores com tons pastel, para garantir leveza ao look”, ressaltou.

O charme dos looks fica por conta dos acessórios e detalhes. Segundo a blogueira, a tendência são peças chamativas que dão um diferencial aos looks básicos. “Os acessórios que mais fazem a cabeça das fashionistas são os maxi-colares e anéis”.

Os neons, os inspirados em motivos étnicos, os de penas e pedrarias são tendência. Óculos escuros espelhados e relógios grandes com mix de pulseiras também são uma boa pedida.

Entre os acessórios preferidos, estão os famosos maxi-colares e as rasteiras com pedrarias. “Também sugiro usar sempre um cintinho ou colete de tecido leve para complementar o visual”.

A blogueira deu dicas de looks para situações diferentes. Confira abaixo:

  • No trabalho

Para trabalhar, não tem jeito, a dica é apostar em tecidos leves. “Os ambientes de trabalho geralmente são climatizados, então o ideal seria o famoso conjunto saia, ou calça, de alfaiataria com blazer“, indicou.

Porém, em vez de camisa, usar regatinha de seda ou cetim, que são tecidos leves e podem ir sem problemas ao calor da rua”, completou.

Para os homens, as camisas leves e peças mais casuais são a recomendação. No ambiente de trabalho não dá pra fugir muito da calça e camisa, mas dá pra usar jeans, tênis e camisas de mangas curtas ou polo, em tons claros ou pastel.

(Reprodução: Imirante)

(Reprodução: Imirante)

  • No dia a dia

Já para dar um passeio ou sair com os amigos, as opções são mais diversificadas. 

“Acredito que o calor exige looks mais confortáveis, como a famosa combinação short e camiseta, e sapatos abertos, como rasteirinhas e sandálias de salto Anabela. Sou fã também de vestidinhos fluidos, tanto curtos quanto longos e macaquinhos também”.

Para os homens, o conforto também prevalece. “Com certeza bermudas de cores claras, camisetas e calçados confortáveis”.

E chapéu, pode? 

“Chapéus no verão amazônico restringem-se às reuniões informais, de preferência durante o dia, e o modelo mais indicado é o panamá ou chapéu estilo de praia, com abas longas, para um look mais bonito. 

Lembrando que não é qualquer um que garante usar chapéu. Vai muito da personalidade e estilo da pessoa”.

Essa entrevista repleta de dicas foi concedida ao G1 em 2012, mas, em muitos casos, a moda é atemporal, principalmente em regiões predominantes quentes, como é o caso da Amazônia. 

Passa ano e entra ano, e a solução é a mesma: conciliar a alta temperatura com um vestuário elegante.

Gostou das dicas? Quer saber mais a respeito da vestimenta ideal para o verão amazônico? Você encontra todas essas respostas no Ateliê Bellucci. Não só as respostas, como também o look perfeito para a ocasião. Reserve o seu aqui.