É bem verdade que alguns estados e municípios decidiram adiar o carnaval devido ao aumento de casos da Covid-19 nas últimas semanas. O tradicional desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, inclusive, foi adiado para abril.

Por outro lado, com o avanço da vacinação, uma hora ou outra as coisas vão voltar à “normalidade”. Com isso, a esperança da população é poder voltar a curtir a maior festividade do país.

Foi convidada para a folia fora de época e quer arrasar com uma make cheia de brilho, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Hoje vamos dar algumas dicas de como preparar uma maquiagem mais que especial.

O ideal é fazer uma maquiagem carnavalesca que pode ser usada tanto para correr atrás do trio quanto curtir um bloquinho em qualquer momento. Afinal, a festa não pode acabar, e o que não faltam são eventos e ensaios o ano inteiro.

Carnaval pede cores, pedrarias e glitters, o que garante diversão já no momento da preparação da make.

Apesar de sabermos que nessas ocasiões pode tudo, existem dúvidas sobre como combinar todos os elementos e deixar o look glamouroso, chamativo e realmente bonito, fugindo dos exageros e da poluição visual.

Como fazer isso? A resposta é fácil: usando corretamente sobreposições de produtos e tons, além de seguir nossos truques para você pular por horas sem derreter, nem borrar a maquiagem para Carnaval.

Quer saber quais são os segredos? Então, abra alas para a leitura deste manual!

Capriche na iluminação da pele

Maquiagem para Carnaval pede muito brilho. Logo, a iluminação na pele não pode faltar. Porém, quando falamos de produções mais artísticas e festivas, alguns cuidados devem ser tomados para que os produtos não escorram enquanto você estiver curtindo a folia.

Para aumentar a durabilidade, limpe a face, hidrate-a e tonifique-a. Na sequência, para controlar a oleosidade, fechar os poros, cobrir linhas de expressão e fixar bem a maquiagem, passe o primer com efeito lifting no rosto.

Concluída esta etapa, é hora de começar a brilhar. Aplique um iluminador juntamente com a base e não dispense o pó bronzeador, que trará toda a alegria que uma maquiagem para Carnaval merece.

O bronze deve ser depositado principalmente sobre as bochechas, as têmporas e o colo com o auxílio de um pincel grosso de cerdas macias. Fechando com chave de ouro, leve uma bruma em spray, assim você pode borrifá-la durante a festança.

Crie olhos brilhantes

O glitter é indispensável. A dica é usá-lo nas pálpebras, aplicando-o sozinho ou combinado com sombras. Na hora de escolher o pigmento, aposte em versões de pó fino para um acabamento mais profissional.

Além disso, saiba que você pode e deve abusar do glitter nas bochechas, nas laterais do rosto, no ossinho das têmporas e no colo. A regra é estar reluzente!

O único conselho dos maquiadores profissionais é: mantenha a harmonia do colorido para um resultado mais agradável, ok? Você não precisa combinar o brilho com o look que escolher, mas ambos devem entrar em sintonia.

Ou seja, se você utilizar cores quentes na fantasia ou no figurino — como o vermelho, o amarelo, o laranja e o dourado —, a make deve ser elaborada seguindo essa paleta.

Para finalizar a maquiagem de Carnaval na área dos olhos, aplique uma máscara à prova d’água com efeito volumoso. Caso queira se destacar ainda mais, coloque cílios postiços neon ou com pedrarias.

Não dispense as pálpebras coloridas

Se preferir deixar o glitter apenas nas têmporas, em cima das sobrancelhas e na região dos bustos e ombros, tudo bem. E que tal, em vez dos brilhos nos olhos, se jogar em um degradê superextravagante e glamouroso?

Saiba que as sombras coloridas precisam harmonizar com a roupa, como já falamos, e dá para brincar com até quatro tonalidades, construindo o esfumado e o mix dos tons puxando para as laterais.

Use o pincel para aplicar a sombra e não esqueça o fixador. A dica é umedecer o acessório antes de colocá-lo em contato com a sombra. Assim, ele consegue absorver mais o produto e depositá-lo nas pálpebras com intensidade desejada e sem falhas.

A criação do degradê começa pelo tom mais claro, iluminando abaixo das sobrancelhas e o canto interno dos olhos. Depois vá formando um semicírculo, escurecendo as tonalidades e deixando a transição mais intensa.

Para a parte inferior externa da pálpebra, faça um bom esfumado e conclua com cílios postiços.

Destaque a boca

Num mundo ideal, onde máscaras não são mais necessárias, por exemplo, o hábito carnavalesco é optar sempre por batons escuros e sóbrios, evidenciando mais a pele e os olhos, que geralmente estão muito brilhantes e alegres.

Se você não dispensa o red lips, o tom vinho fica perfeito e combina com qualquer produção. Agora, se optar pelo uso de sombras opacas, está liberado se jogar sem medo em um gloss de alta fixação para acentuar o sorriso.

Entretanto, batons coloridos podem sim ser usados, mas mantenha o equilíbrio da make. Um tom laranja nos lábios pode combinar com pálpebras douradas. O rosa e o roxo também harmonizam muito bem.

As maquiagens para carnaval, seja das mais simples e baratas às mais complexas e de custo mais elevado, estão por todo lugar, em “na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê”, como diria Tim Maia.

O recado é: não deixe de aproveitar!  Entre no personagem e se divirta dentro dele. O ideal é você se sentir bem com a produção que escolher. E, obviamente, higienize as mãos, use máscara e siga as recomendações dos órgãos de saúde.

Se você curtiu o blog e se interessa pelo mundo da moda e do carnaval, encontre todas as respostas no Ateliê Bellucci. Não só as respostas, como também o look perfeito para a ocasião. Reserve o seu aqui.