Você é daquelas pessoas que abrem o armário por horas e se frustram ao perceber que “não têm roupa para sair”? 

Ou pior: se atrasa mais que a noiva e chega no casamento, justamente, quando o padre diz que se há alguém contra o matrimônio “que fale agora ou se cale para sempre”, e todos escutam a porta fechando ao fundo e cochicham: “ele (a) tem um (a) amante?”

A boa notícia é que temos a solução: se você não for de Libra, suas dúvidas acerca do guarda-roupa terminaram. Qualquer um que entenda o mínimo de astrologia, sabe que o libriano nunca sabe se quer casar ou comprar uma bicicleta.

Pode ser difícil de acreditar, mas se vestir bem não requer muitas regras.  Existem até algumas dicas que te ajudam a ficar de bem com a moda. Quer ver? Confira seis conselhos que farão até a Lupita Nyong’o implorar por alguns toques sobre vestuário.

1. Conheça o seu corpo:

Mulheres baixinhas devem investir em roupas bem ajustadas e que ressaltem as linhas do corpo; as gordinhas podem valorizar o colo, marcar a cintura e usar peças do tamanho correto; quem tem quadril largo deve apostar em blusas e acessórios que ressaltam a parte superior do corpo.

Se você tem ombros largos, use decotes em V e evite mangas bufantes; quem tem seios fartos pode apostar em decotes canoa para valorizar os ombros e saias evasê; caso queira cobrir a barriguinha, use tecidos bem estruturados e abuse de modelos transpassados ou envelope.

2. Entenda a ocasião

Cada tipo de evento pede por um tipo de roupa. Claro que existem peças que podem ser usadas no trabalho e no lazer, mas também há aquelas que não caem bem em certos ambientes. Se o evento que foge do que está acostumada, descubra o dress code para saber quais peças sacar do guarda-roupa.

Ainda assim, não caia na mesmice. Muitas vezes uma calça que você só usa para trabalhar pode ficar ótima com uma blusa mais arrumada para sair à noite. Ou aquele vestido coringa que você usa para ir ao shopping pode cair muito bem com um salto alto e virar uma ótima opção para ir ao teatro ou jantar fora.

3. Defina seu estilo

Ninguém é obrigado a ter só um estilo, mas vale definir o estilo referente àquela ocasião. Se busca por algo street, já sabe que um destroyed jeans pode ser a primeira peça a escolher e a partir dela cmontar o restante do look. Já se quer algo romântico, uma peça com renda é um bom começo. E por aí vai…

4. Aprenda a brincar com as cores

As cores podem funcionar a seu favor na hora de montar o look. Basta você conhecer a paleta de cores e suas possíveis combinações. Veja abaixo como criar visuais com duas ou três cores diferentes que combinam entre si!

5. Imprima a sua personalidade

Na moda, personalidade é tudo! Não adianta você copiar o look de uma famosa se não tiver a ver com você. Comprar peças muito sérias e compostas se o seu estilo é mais despojado, por exemplo, é jogar dinheiro fora. No fim das contas você não vai querer usá-las.

6. Sinta-se bem

A primeira regra para estar bonita é se sentir bonita. A moda está cada vez mais inclusiva e, hoje, há marcas e peças para todos os estilos de corpo e personalidades. Basta encontrar aquele que mais combina com você.

Esqueça os corpos idealizados, as capas de revistas e ame o seu corpo como ele é. Se não gostar de algo, corra atrás para mudar ou use a moda a seu favor para valorizar outros pontos fortes.

A moda é relativa. Para encontrar seu modelito ideal, é bom ir onde tem de tudo. Esse lugar é o Ateliê Bellucci. Vista Ateliê a arrase, mon amour! Reserve o seu aqui.