Dia 14 de Fevereiro pode parecer um dia comum no Brasil, mas no resto do mundo é um dia muito especial! Afinal, é o dia de São Valentim, o famoso Valentine’s Day que tanto vemos nos filmes.

Enquanto o Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de Junho, apenas porque dia 13 de Junho é Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, a história do Valentine’s Day é bastante comovente.

Sendo assim, que tal compreender quem foi São Valentim e qual é a origem desta data? Leia o nosso conteúdo até o fim e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

História do Dia de São Valentim

O bispo Valentim viveu no Império Romano no século 3. Na época, o Império estava envolvido em muitas guerras e poucas pessoas se alistavam como soldados para ajudar nas batalhas.

Com isso, o imperador Cláudio II pensou que o problema era o fato de ninguém querer abandonar suas esposas, noivas e namoradas para se arriscar numa guerra.

Dessa maneira, o imperador decretou que o casamento fosse proibido durante as guerras! Mas o bispo Valentim não conseguiu concordar com isso e se declarou contrário a essa lei e continuou realizando casamentos, apesar da proibição.

Quando a sua prática foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte. Durante esse período, muitas pessoas lhe enviavam cartas e flores, contando-lhe que ainda acreditavam no amor e agradecendo pelos seus atos.

Foi também na cadeia que ele se apaixonou pela filha de um dos carcereiros, que era cega. Por um milagre, foi ele que restaurou a sua visão. Mas, infelizmente, a sua condenação à morte impediu que ficassem juntos.

Porém, antes de ser executado, Valentim escreveu um recado de despedida à sua amada que terminava assim: “De seu Valentim”.

Por isso, na cultura norte-americana, ser um “Valentine” de alguém no dia 14 de Fevereiro, é o mesmo que ser seu namorado ou namorada.

Dia de São Valentim: O Dia do Amor

Depois de conhecer essa história romântica e trágica ao mesmo tempo, é possível entender o porquê do dia 14 de Fevereiro, data da morte de São Valentim, é considerado o Dia Internacional do Amor.

Isso porque ele foi um homem que batalhou pelo amor de todos à sua volta, mas que não pôde viver o seu. Em compensação, deixou um grande legado, uma grande história e uma grande cultura!

O Dia de São Valentim não é apenas o Dia dos Namorados em outros países. É o dia que você declara seu amor para as pessoas ao seu redor: até pais e filhos trocam cartões nesse dia!

Quando é o dia dos namorados no Brasil?

Diferentemente do Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados no Brasil é uma data não tão romântica. Afinal de contas, o seu foco é mais comercial, movimentando assim o mercado.

O dia 12 de Junho foi implementado no calendário brasileiro em 1948, uma vez que o mês não era tão movimentado para o mercado. Ou seja, os resultados referentes às vendas não alcançavam bons números.

Deste modo, o publicitário João Dória, que não é o governador de São Paulo, que fique claro, lançou uma campanha com o foco na troca de presentes entre os namorados.

Tradição que perdura até os dias atuais, quando o dia 12 de Junho é marcado por filas em restaurantes e compra de presentes.

Como comemorar o Valentine’s Day no Brasil?

A nossa cultura diz que o dia mais romântico do ano é o dia 12 de junho, mas que tal aproveitar essa data para fazer uma grande surpresa para quem você ama?

Tire um tempinho para ficar junto do seu amor, assista a um filme juntos, vá para um lugar romântico, dê um cartão, um buquê de flores, chocolates… Coisas simples que façam com que o Dia do Amor seja mais feliz!

Ah, caso você tenha alguma dúvida sobre o Valentine’s Day, não deixe de compartilhar conosco nos comentários! Será um prazer enorme poder trocar experiências.

Até a próxima!